7 coisas que tiram qualquer freelancer do sério.

domingo, janeiro 18, 2015

Pra quem não sabe, eu trabalhei como freelancer por um um ano e meio, beirando dois. Trabalhar assim é um tanto complicado, primeiro pela incerteza do dia de amanhã (job não dá em árvore, infelizmente) e segundo, por ter clientes que realmente acham que você não trabalha de verdade. Aliás, que o que você faz nem é trabalho. E que você não precisa de dinheiro. E várias outras coisas que definitivamente não são verdade. Essa é uma lista com 7 coisas, frases e situações que tiram qualquer freelancer do sério e deus do céu, se você for cliente, não dê dessas. Pedimos encarecidamente.


work animated GIF

  • "Troca por divulgação?"
É bem difícil não responder isso com "divulgação não paga conta, amado". A não ser que seja uma divulgação que valha EXTREMAMENTE a pena, eu disse E X T R E M A M E N T E, e dê muito retorno vai ser muito raro isso dar certo. Até porque, você gosta quando te dão balinha de erva doce de troco na padaria? Não né, porque balinha de erva doce não é aceita como pagamento. Não dá pra depositar balinha de erva doce no banco e pagar a conta de luz. TCHANANNNNN: Mesma coisa.

  • Mensagens às 4h da manhã de um sábado pedindo ajustes.
Gente, na boa. NA BOA. Não é porque eu não trabalho dentro de um cubículo numa agência com horário fixo, que eu não tenha horários fixos de comer, de dormir e principalmente, DE VIVER. Freelancer não é escravo, freelancer não é tuas nega. Somos humanos, e na mesma medida que os outros humanos, temos horário, sabe? (Mesmo que esse horário às vezes seja um pouco... não convencional). E não, às 3h ou às 5h não é um bom horário.


work animated GIF
  • Descarte de projetos que são utilizados depois.
Não consegui colocar isso de uma maneira simples no título, mas a explicação é a seguinte: Você me pede um trabalho x. Eu faço esse trabalho. Você descarta e diz que NÃAÃÃÃÃÃÃO NUNCA MAS NEM MORTA! Que um projeto desse você faz pra velha dar risada, que isso não é digno. OK. Eu te apresento mais 38 opções. Você descarta todas. E. VOLTA. PARA. A. PRIMEIRA. Fecha naquela. Aquela que eu fiz antes de todas, e eu não teria que perder todo esse tempo, fazendo tantas outras. Sério, você é incrível. Quero muito te matar. 

  • Te contratam pra uma coisa, mas te pedem outras 15 (e não querem pagar por extras).
Cê chama faxineira na tua casa e pede pra ela instalar o serviço da Sky? Não pede. Porque ela faz o que? Acertou quem disse faxina. Se é pra instalar Sky, cê chama quem? Acertou quem disse técnico da Sky. Agora, se a sua faxineira fizer instalação da Sky, ela vai fazer de graça? Acertou quem disse não, porque você contratou ela pra faxina!!! Então por que eu tenho que fazer a faxina, instalar a Sky, tirar o Baidu do seu computador e polir seus sapatos, tudo pelo preço de um trabalho só?


work animated GIF
  • "Ai, é tão facinho de fazer, você não vai me cobrar por isso. Ou vai?"
Olha: vou. Porque se fosse tão "facinho" (leia esse facinho com bastante ódio no coração) você fazia sozinho. Não é? Se fosse tão "facinho" você não precisaria de um profissional, de mim, no caso. Então vou te cobrar sim, mesmo sendo facinho e os meus dados bancários são esses abaixo ó...

  • "Faz em 15x sem juros no carnê das Casas Bahia?"
Facilitar o pagamento, tudo bem. Mas isso aí eu não vou nem te responder, meu chapa. 

  • "Ai, tá muito caro, o fulano faz mais barato!"
É claro que eu vou terminar com o que? Chave de ouro. Freelancer não é revistinha de supermercado que você coloca lado a lado e compara preço pra escolher qual alvejante tá mais barato. Cada profissional tem um método, uma lógica pra cobrar o preço que cobra. Se a pessoa investe em cursos, material, portfólio, propaganda... Nada mais justo do que ter o retorno disso do cliente, é assim em QUALQUER negócio. BREAKING. NEWS. E honestamente, se você define o valor do trabalho de alguém independente de qualidade e resultados, considerando só o preço: fica com o fulano que faz mais barato. De gente que te desmerece o mundo já tá cheio.

angry animated GIF        angry animated GIF

E essas são 7 coisas que me deixavam bem furiosa quando eu era freelancer. Você é freelancer? Passou por isso já? Alguma coisa aqui não te incomoda? Conta nos comentários, vamos discutchyrrrrr!

Beijo no cuore, até mais!

posts recomendados pra você :)

17 comentários

  1. num sô freelancer mas já passei essas coisas em alguns projetos da vida. Fui ali morrer e já volto

    ResponderExcluir
  2. senhorrrrr que na fotografia rola umas zicas dessas e é foda viu. FALTANDO BOM SENSO NA GALERES

    ResponderExcluir
  3. Amei tanto o post! Esse ano crio vergonha na cara e começo a trabalhar como freelancer, mas o medo de pegar uns clientes legais como esses que você citou aparecem a todo segundo! hahaha

    ResponderExcluir
  4. num sou freelancer mas pelo que já vi deve ser isso mexxmu.ah, kirida o '' Freelancer não é escravo, freelancer não é tuas nega'' HAHAHAHh devia fazer vídeos pq ctz q iria fazer pequena poças de mijo bjoks HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  5. Faço trabalhos de freelancer como fotografo, e te falo se eu fosse viver disso eu morreria de fome. Não é só na área do designer que rola esse tipo coisa não. Comigo é cada uma que só Jesus na causa.

    ResponderExcluir
  6. NOSSA MAS EU QUERO TE DAR UNS BEJO E USAR ISSO COMO BIBLIA

    ResponderExcluir
  7. tifício viu amigue, parece que acontece em todo lugar, com as melhores pessoinhas


    terriver

    ResponderExcluir
  8. AH MAS FALTA FORTE VIU?!?!!!! manda mais bom senso pq nao tem NINHUMZINHU

    ResponderExcluir
  9. não sei se te digo "parabainx" ou "meus pesames miga" porque a rapadura é doce mas não é mole não #idosa


    mas no geral, vale a pena, é um puta aprendizado bacana e conhecer mil e um clientes diferentes te faz pensar bem diferente sobre as pessoas. showww

    ResponderExcluir
  10. filha, é tristão


    e tá nos projetinho 2015™ fazer videos onleins para este bloguinho, quem sabe ne migas, quem sabeeeee

    ResponderExcluir
  11. VENGAAAAAAAAAA


    (mas pode imprimir num papelzinho mais grosso pq é biblia de 1 pag só sabe)

    ResponderExcluir
  12. verdade e é horroroso em qualquer profissão, acho o cúmulo do desmerecimento


    NÃO SOMOS TUAS NEGA MAS É NUNCA

    ResponderExcluir
  13. RAINHA. APENAS! HAHAAHAHAHA <3

    ResponderExcluir
  14. Gente, eu nem te conheço, mas só queria te dar um abraço! Principalmente no ponto das alterações desnecessárias D: A parte de ~barganhar~ o preço também é absurda! Como se a gente tivesse superfaturando nosso trabalho e querendo montar um império. Pelo amor de deus, miga, seje menas!


    *abraço*

    ResponderExcluir
  15. HAHAHAHAHA MI É MTO SOFRIMENTO


    SÓ RINDO PLMDDS

    ResponderExcluir
  16. AHAHAHAHAH MAS EU TE CONHEÇO JUUU! E amo seu trabalho <3


    Mas eu imagino que com ilustra seja mais complicado ainda, porque o pessoal perde a mão viu.


    *abracimmm*

    ResponderExcluir
  17. AUHHAUHUA morri de rir! Virei freelancer faz alguns meses (apesar de fazer uns ~por fora há tempos) e sempre rola essas coisas... e o quanto de permuta que faço então? tenho que dar o braço a torcer porque as vezes é isso ou nada :(

    ResponderExcluir

deixa aí pra mim o que achou! sua opinião é importante pra melhorar. críticas construtivas ou destrutivas também (mas vai com calma na destrutiva que eu tenho a baixo-estima alta). se quiser deixar o link do seu blog, fique à vontade, prometo que vou retribuir o comentário :D

p.s. por favor, só comente se realmente ler a postagem, ok?